sexta-feira, 15 de julho de 2011

Museu do Queijo em Peraboa


Bem pertinho de Caria foi inaugurado, a 14 de Maio de 2011, o Museu do Queijo, na freguesia de Peraboa, concelho da Covilhã, com o desejo de homenagear a pastorícia, sobretudo o queijo. O manifesto do gado lanígero, ocorrido entre 1811 – 1833, no concelho da Covilhã, dá conta da tradição agro-pastoril de Peraboa, que contava com cerca de 4577 ovinos. Desta terra farta, saíram centenas de arrobas de queijo, que eram transportadas nos velhos cestos, em castanho ou vime, para a Covilhã e Lisboa. Os burros albardados a rigor, e com os alforges, passavam as águas gélidas de Inverno do Rio Zêzere. Desses tempos, restam as memórias que o Museu do Queijo pretende recuperar e devolver aos nossos visitantes, sem ignomínia.
Na matriz antropológica, cultural, histórica e gastronómica de Peraboa, salientamos o queijo “corno” ou velho, uma iguaria que sacia as pupilas gustativas.
De dentro para fora, o Museu pretende difundir as tradições, o brado dos campos férteis, o pastor, os rebanhos e a transumância.
O Museu do Queijo é uma verdadeira viagem sensorial não só à volta do Queijo da Serra da Estrela, como também pelas planícies da Cova da Beira.Este Museu é único em Portugal e dá a conhecer, numa primeira fase, a fauna e a flora, no contexto da Cordilheira Central Ibérica, tendo 1993 metros de altitude, dividindo o Norte do Sul de Portugal. São destacadas a Raça de Ovelha Bordaleira, a autóctone dos planaltos; de Peraboa, a Churra Mondegueira.


Nesta viagem dos sentidos, o visitante pode perceber que o clima e as pastagens condicionam o tipo de leite e o seu produto final que é o rei desta casa – o queijo. As cervunais secas e húmidas (relvão) da Nave de Santo António são protegidas e únicas no mundo.


Pelo trilho, tendo a Estrela a guiar, o visitante encontra a segunda parte do museu. Para além da chapeleta, as chavelhas, o traje do pastor, esta fase conta a história do Queijo que teve início no Egipto. O filme 3 D e em 2D, que estreita a relação entre a tecnologia e o visitante, é fantástico e espelha essa mesma história. Os jogos interactivos, apresentados neste museu, fazem as delícias dos mais novos. Seguindo pelo caminho, chega à casa do pastor, onde pode observar a francela, os acinchos, o almofariz, tudo do séc. XVIII. Termina a jornada com a degustação de queijo, que consagra a visita a este Museu.


Horário de terça-feira a Domingo (segunda-feira e quinta de tarde não abre)das 10h30 às 17h30.
Coordenadas GPS 40º 15' 26.90'' N     7º 23' 11.20'' O


Agradeçemos a Pedro Silveira, Director do Museu do Queijo, o texto e as fotografias.





Sem comentários:

Enviar um comentário